Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

25. Três lápides em louvor de Nossa Senhora da Conceição em Castelo Branco





Em Castelo Branco existem três lápides, quase identicas (as diferenças são ao nivel da escrita e não do conteúdo), mandadas fazer por D. João IV para publicitar o louvor a Nossa Senhora da Conceição. Estão presentes uma no inicio da Rua de Santa Maria do lado do Espírito Santo (em muito mau estado de conservação), uma outra ao início da Rua dos Ferreiros(?) e finalmente a peça que documento que está incrustada na fachada da antiga "domus municipalis". Esta composição foi feita por Frei António das Chagas e aprovada pelo rei.
Leitura:
AETERNIT.SACR.IMMACVLATISSIM
AE CONCEPTIONI MARIAE IOAN.IV POR
TVGALL.REX.VNACVM GENERAL.COM
ITISSE.ETREGNASVA.SVBANNVOCE
NVSTRIBVTARIA PVBLICE VOVIT.AT
QVE DEIPARAMINIMPERII TVTELAR EM
ELECTA MALABEORIGINALIPRAESERV
ATAI PERPETVO DEFENSVR VIVRAMIEN
TO FIRMAVIT.VIVERETVTPIETAS L
VSITAN.HOC VIVO LAPIDE MEMORIA
LEPERENNE.EXARARIIVSSIT.ANN.C
HRISTIM.DC.XL.VI.IMPERIIS VIVI.

Interpretação: À eternidade sagrada da Imaculada Conceição de Maria - D. João IV, rei de Portugal, juntamente com as Cortes se votou tributário por si e pelos seus reinos com um censo anual e jurou defender perpetuamente a Imaculada Conceição da Mãe de Deus eleita para protectora do seu reino. Como lembrança da piedade lusitana ordenou que isto se exarasse nesta lápide viva, para eterna memória, ano de Cristo de 1646 e 6º do seu reinado.

Como sempre as letras sublinhados estão em nexo.

1 comentário:

  1. Excelentíssimo Senhor Joaquim Baptista

    Tal como em Castelo Branco, também em Ourém, no castelo, se encontra, à entrada da designada Porta de Santarém, uma inscrição similar à que Vossa Excelência aqui postou.

    «AETERNIT. SACRI. IMMACULATISSIMAE / CONCEPTIONI MARIAE IOANI. IV PORT / VGALL. REX VNA CVM GENERAL COMI / TIIS SE ET REGNA SVA SVB ANNVO CENSV / TRIBVTARIA PVBLICE VOVIT. ATQVE DEI PAR / AM IN IMPERII TVTELAREM ELECTAM A LA / BE ORIGINALI PRAESERVATĀ PERPETVO / DEFENSURV[m] IVRAMENTO FIRMAVIT / VIVERET VT PIETAS LUSITAN. HOC VIV / O LAPIDE MEMORIALE PERENNE EXARA / RI IUSSIT. ANNO CHRISTI MDCXLVI. / IMPERII SVI VI».

    Com os melhores cumprimentos.

    Vasco Jorge Rosa da Silva.
    Investigador em História, Leiria-Ourém.

    ResponderEliminar